10 de maio de 2009

É a Europa!...

Em menos de um mês realizam-se as eleições europeias (7 de Junho), e parece-me cada vez mais importante – para os partidos concorrentes – falar de tudo menos da Europa, das organizações internacionais e dos novos modelos de governação que urgem implementar no sistema político europeu.

Não se fala da constituição europeia, como se fosse um pecado, não se aborda a questão da imigração ilegal, como se fosse tema tabu, não se perspectivam estratégias de investimento e de modernidade, como se fosse uma utopia.

O que é importante falar – para os partidos concorrentes – é de uma absurda hipótese de bloco central, ou das políticas nacionais, ou dos ataques ao governo, ou até do mais fútil assunto que normalmente gera o entusiasmo dos políticos em Portugal. Não tenhamos dúvidas de que temos o que merecemos e isso espelha-se numa acção provinciana e infantil que nos caracteriza, que nos deixa ficar para trás quando os outros nos ultrapassam.
Será que uns destes dias nos questionaremos sobre a razão de ser de uma Europa que cresce sem o nosso interesse? É provável que sim, mas então será tarde e já outros estados terão gasto as oportunidades de uma intervenção política forte e mais eficiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário