11 de janeiro de 2009

Portugal Noticiado

Para além da crise económica e financeira uma outra surge nos meios de comunicação social. O frio e o futebol abrem noticiários e fazem primeiras páginas de jornais. Este é o sinal sintomático da ausência de novidades em Portugal. As repetições e sobreposição de notícias com mais de um dia e a futilidade de algumas reportagens com o único objectivo de queimar tempo marcam a informação nacional. Mas será que é assim? Não se passará nada de relevante neste país?

A verdade é que a ausência de acontecimentos trágicos ou conflituosos são razão suficiente para nada mais servir de notícia. Neste país não se cultivam os bons acontecimentos, não se insiste na valorização das boas práticas. Uma ou outra vez passam em poucas linhas ou em breves segundos mas nunca são razão de relevância.

Os meios de comunicação social cultivam a normalização das opiniões, influenciam o pensamento e o juízo dos portugueses e fazem-no, na maior parte das vezes, pela negativa. E hoje quer os jornais quer as televisões apresentam notícias como se tratasse de um espectáculo. Promovem a interacção com os leitores/espectadores como se isso fosse um notável progresso democrático. Mas nada mais artificioso. Continuam a influenciar-nos de acordo com critérios subjectivos e pouco abonatórios da realidade.

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