22 de janeiro de 2009

Os 3 Anos de mandato e os desafios do futuro



Foto: www.museu.presidencia.pt

Cavaco Silva foi eleito há três anos Presidente da República. A efeméride é motivo de registo pelo modo como o PR tem conduzido o seu mandato. Apesar de discordar de um ou outro aspecto na afirmação dos seus poderes, nomeadamente, o caso do veto à lei do divórcio e algum atabalhoamento no veto do Estatuto dos Açores, o mandato de Cavaco Silva é pautado de sentido de Estado e de estabilidade política.

Cavaco Silva é um PR interventivo e atento relativamente às questões do país e dos portugueses. E não o faz numa lógica de intriga política. É assertivo na maioria das observações e incisivo nas análises e correcções que sugere. O seu mandato não se tem demonstrado refém de um equilíbrio de poderes entre presidência e governo, mas sim de actuação experiente face aos desafios nacionais.

Não votei em Cavaco. Mas reconheço a sua competência política e a idoneidade do seu carácter para o exercício difícil do cargo de Presidente da República. Mas Cavaco tem pela frente a missão de garantir os valores nos desafios de Portugal: uma reforma profunda no sistema político, que lhe devolva credibilidade e retome a confiança dos cidadãos; uma crise económico-social com delicadas intervenções estatais e o equilíbrio e a transparência dos processos; e também a importante tarefa de ser o protector de uma separação de poderes entre política e justiça, fazendo funcionar as instituições de acordo com os objectivos das suas criações.

Sem comentários:

Enviar um comentário