31 de janeiro de 2009

Boa noite, ela é Manuela Moura Guedes



Foto: TVI

Na edição de ontem do Jornal Nacional Sexta-Feira da TVI, Manuela Moura Guedes deu a entender que conhecia o conteúdo da carta rogatória inglesa. Quem a viu e ouviu interpelar Vasco Pulido Valente percebeu que a sua firmeza só pode ser a de quem leu e sabe quais os nomes e os indícios que os ingleses referem. Para mim, MMG não leu coisa nenhuma e nem sabe do que fala. Basta-lhe o tom acusatório e o ar incrédulo das suas opiniões – que contrariam o código deontológico dos jornalistas – para manchar o rigor da informação.

Mas se MMG sabe, porque leu a carta rogatória, deve publicá-la na íntegra. Tem a obrigação de sustentar as suas acusações – que não lhe cabem como jornalista – com factos irrefutáveis e cujo conhecimento deu a entender ter.

E tão grave como tudo isto é a impunidade da sua acção profissional que semana após semana conduz à especulação e a uma opinião que não lhe é permitida. E arrastados pelas suas opiniões vão os nomes de organizações e de pessoas, sem que as armas de defesa sejam as mesmas. Manuela Moura Guedes presta um mau serviço à classe e desrespeita a inteligência dos portugueses, porque julga que a sua é sempre superior e acrítica. E esta é uma atitude que demonstra as suas fragilidades profissionais.

8 comentários:

  1. Manuela Moura de Guedes é uma mulher com estudos, sem dúvida. Não acredito que não tenha feito a pesquisa sobre o assunto, como faz a maioria dos repórteres (ou, pelo menos, como é suposto fazerem pesquisas, sobre os assuntos em trato).

    Mas sim, cada vez mais demonstra uma maneira de tratar dos assuntos muito rígida, imponente e parcial sempre que apresenta o Jornal às sextas-feiras.

    (Blog interessante este)

    ResponderEliminar
  2. @ J: Obrigado pelo comentário e pelo apreço ao blogue.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Manuela por não se deixar intimidar pelo SrºSocrates e continuar a dizer frontalmente e em direto o que todos os portugueses pensam desse Srºou que ele fez e continua a fazer.'E pena que as pessoas tenham memoria curta e que confrontadas continuem a contradizer-se.Continue a fazer o seu jornalismo,que acredite não envergonha ninguem.

    ResponderEliminar
  4. Acho a MMG arrogante demais para continuar apresentando o Jornal nacional às sextas feiras. Por muita razão qe ela própria sinta ter existe uma coisa que lhe falta, o respeito pelo outro.

    ResponderEliminar
  5. isto é lamentável, ainda se ela fosse bonita! NÃO ENTENDO OS COMENTÁRIOS, são pagos? é um boneco "plastificadamente" ridiculo e sem cultura nenhuma. A imagem é a amostra fiel de todos os recalques que a fazem ser como é: de uma imensa tristeza

    ResponderEliminar
  6. Realmente demasiado triste para ser verdade...é o equivalente de Sócrates no jornalismo!

    ResponderEliminar
  7. A criatura quer à força que saibam quem ela é. Provavelmente a existência dela tem sido penosa...A indiferença dá cabo de muitos egos... Aconselho a MMM Psicoterapia. Sempre liberta mais.

    ResponderEliminar
  8. Jornalista da tvi04 setembro, 2009

    Voces não fazem a mais pequena ideia do que dizem.

    espero que agora percebam como ela incomoda muita gente!!!!

    ResponderEliminar