13 de fevereiro de 2009

Ponto de Relançamento


O PS elege entre hoje e manhã o Secretário-Geral em eleições directas e os respectivos delegados ao congresso nacional a realizar em Espinho no final de Fevereiro. O único candidato a SG é José Sócrates, e isso parece ser motivo de muita especulação sobre os efeitos da única candidatura e das orientações da sua moção de estratégia global.

Não me ocorre nenhuma preocupação: Sócrates é o único candidato porque a sua liderança é inquestionável – e este inquestionável não quer dizer que seja acrítica – e não existem espaço nem protagonistas para uma alternativa credível e séria ao actual SG e primeiro-ministro. Aliás esta é uma tendência natural nos partidos que governam. Aqui e na Europa.

Nem tão pouco as suas ideias descritas na moção são razão de satisfação de quem quer que seja nos espaços mais à esquerda no PS ou fora dele. A regionalização, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e outras propostas são naturais no seio do PS: a regionalização, como se sabe, é uma bandeira do PS desde há muito, e foi por iniciativa de Guterres que se realizou um referendo e esta matéria foi razão de um debate nacional; o casamento entre pessoas do mesmo sexo, ou a interrupção voluntária da gravidez e outras políticas do género são também parte do legado do PS nas últimas décadas. A diferença é que numa perspectiva de responsabilidade governativa não se pode esperar do PS a ligeireza do BE na gestão mediática das propostas “fracturantes”.

Agora, este processo electivo e de debate no PS é o ponto de partida para uma campanha eleitoral intensa até Novembro: Europeias, Legislativas e Autárquicas marcam este ano, com eleições mais ou menos entusiásticas. E se num futuro próximo não acontecer um extraordinário congresso do PSD então será a partir daqui que se reúnem as condições de início dos processos eleitorais. E o congresso do PS para além de estatutário e de referência de ideias entre os socialistas será o discurso de Sócrates ao país e aos portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário